Notícias
Confira as últimas notícias da área de atuação da Statera e fique sempre bem informado.
Como incentivar família e amigos a parar de espalhar fake news sobre saúde
30 de Agosto de 2021. Kristen Rodgers - CNN
Antes de confrontar um conhecido sobre uma notícia falsa, entenda as intenções da publicação e tenha uma abordagem de empatia
Seu primo acredita que as vacinas contra a Covid-19 têm microchips controladores da mente. Seu amigo compartilha um artigo sobre por que supostamente a tecnologia 5G prejudica a saúde de todos.
“Nós até vemos desinformação sobre assuntos triviais”, disse Carl T. Bergstrom, professor de biologia da Universidade de Washington, por e-mail. Bergstrom ministra um curso que treina alunos sobre como avaliar o impacto das informações em suas vidas. “Todos os anos, uma fotografia de um adorável frango-d’água se torna viral como a imagem de um ‘corvo bebê’. (Os corvos recém-nascidos são cegos, sem penas e não se parecem em nada com isso)”.
Uma história imprecisa sobre animais selvagens pode ter repercussões limitadas, mas a desinformação sobre questões sérias como a pandemia pode ser “profundamente prejudicial”, afetando as motivações, crenças e tomadas de decisão das pessoas em relação à saúde, política, meio ambiente e muito mais, disse Bergstrom, coautor de “Calling Bullsh*t: The Art of Skepticism in a Data-Driven World” (Não seja enganado: a arte do ceticismo em um mundo movido a dados, em tradução livre).
“Compartilhar desinformação e fake news sobre saúde pode levar à morte de pessoas”, acrescentou Bergstrom. E se eu compartilhar desinformações sobre algo como a retirada do Afeganistão? “Não é como compartilhar desinformações sobre vacinas, já que meus amigos e familiares que as leem não estão de forma alguma envolvidos na tomada de decisões sobre a política externa dos Estados Unidos”, explica.
O problema é exacerbado quando a família e os amigos compartilham informações incorretas, porque tendemos a confiar que o que eles estão dizendo é verdade, sem fazer uma verificação. Confrontar entes queridos sobre a falsidade de suas postagens não é fácil, mas se você estiver pronto para falar, veja como lidar com isso.